sábado, 4 de setembro de 2010

MUSEU E CASA DE CULTURA MARIVALDA CARIRI-CEARÁ

                                                                           

                                                                             
                                                                            
MILHÃ - PUBLICO EM HOMENAGEM A MARIVALDA




                                                                       “Quem tem imaginação, mas não tem cultura, possui asas, mas não possui pés.” Joseph Joubert


O sertão nordestino já foi cantado, escrito, poetizado por grandes e imortais nomes, citando como exemplos, os livros “Grande Sertão Vereda”, “Menino do Engenho”, a música de Luiz Gonzaga, o poeta Patativa do Assaré, entre outros.

Com a intenção de perpetuar a cultura nordestina para preservar parte da identidade do brasileiro, o Município de Milhã merece ver a sua cultura preservada e seus filhos ilustres imortalizados para as futuras gerações. No sertão do Ceará, a cidadezinha abriga uma rica cultura com as festas tradicionais de São João, a produção de suas cerâmicas, a história de seus engenhos, a produção artesanal da farinha nordestina.

Entre os seus filhos ilustres destaca-se Maria Valníria Pinheiro, conhecida no Nordeste como Marivalda Kariri que já completou 50 anos de estrada na divulgação da cultura musical nordestina, o forró. Anos dividindo palcos com grandes cantores como Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda e uma apresentação especial para Luiz Gonzaga, ainda vivo.

A história do forró pé de serra, acrescida com um pouco de humor na voz de Marivalda está sendo contada no Museu de Cultura e Arte Marivalda Kariri, tendo a sede do museu na casa da própria cantora e é incentivado pelo Estado do Ceará.

O projeto visa a melhoria das condições do museu e o parque em que está inserido para a preservação da história e memória do Sertão Central do Ceará, como exemplos: tecedeira de rede, a casa de farinha, peças de barro da região, os santos barrocos, artes em palha de carnaúba, o dinheiro antigo em cédula e moeda, materiais da história musical regional, entre outros.

O resgate da história para estimular pesquisa, turismo e oficinas museológicas trará benefícios diretos para os moradores da cidade e entorno, além de divulgar a história da região aos seus visitantes.
no Parque Beija Flor
                                                                                               Texto de:  Monica Rizzo -SP



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

domingo, 7 de fevereiro de 2010

MARIVALDA KARIRI CIDADÃO DA CULTURA CEARENCE




MARIVALDA KARIRI CIDADÃO DA CULTURA CEARENCE
EM 21 DE DEZEMBRO DE 2009 E NOVE (2009) É CELEBRADO NO DRAGÃO DO MAR EM FORTALEZA-CE MAIS UMA NOITE COM AS ESTRELAS CEARENSES HOMENAGIADOS COM UM TROFÉU SERGIO MARBERT E OS 81 ANOS DE JORNAL O POVO, MARIVALDA KARIRI QUE MERECIDAMENTE TAMBÉM É RECONHECIDA COMO PERSONILADE MAXIMA DA CULTURA CEARENSE; PARABENS MARIVALDA O SEU PUBLICO FICA FELIZ



MAIZA QUEROZ

marivalda recebe titulo DE CIDADÃO DA CULTURA CEARENCE


EM 21 DE DEZEMBRO DE 2009 E NOVE (2009) É CELEBRADO NO DRAGÃO DO MAR EM FORTALEZA-CE MAIS UMA NOITE COM AS ESTRELAS CEARENSES COM E OS UM TROFÉU SERGIO MARBERT E OS 81 ANOS DE JORNAL O POVO, MARIVALDA KARIRI QUE MERECIDAMENTE TAMBÉM É RECONHECIDA COMO PERSONILADE MAXIMA DA CULTURA CEARENSE; PARABENS MARIVALDA O SEU PUBLICO FICA FELIZ

MAIZA QUEIROZ